Devoção a Nossa Senhora como Mãe Rainha – Título Mãe Rainha, Vencedora e Educadora, Três Vezes Admirável de Schoenstatt

 

O Terço dos Homens nasce no Brasil, sob a proteção do Manto de Nossa Senhora com o título de Mãe Rainha, a mais de 25 anos atrás, chamando-se assim: Terço dos Homens Mãe Rainha.

O dia 18 de outubro é o dia principal da festa de Nossa Senhora, com o titulo Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, ou popularmente chamado de Mãe Rainha.

Esta devoção surgiu em 18 de outubro de 1914, em uma vila chamada Schoenstatt, cidade de Valendar, na Alemanha, quando um sacerdote alemão chamado Pe. José Kentenich, com um grupo de jovens selaram uma Aliança de 

Amor com Nossa Senhora, numa capelinha bem pequena, que até então estava abandonada. Era uma capelinha dedicada a São Miguel e foi reformado por estes jovens para ser usado por eles, para suas orações e reuniões.

Nesse dia 18 de outubro, os jovens convidaram Nossa Senhora para que se estabelecesse nesse pequeno lugar, e eles se empenhariam em oferecer á Nossa Senhora seus esforços diários, e assim Ela poderia d

esde esse lugar acompanhar a cada um, no seu dia a dia, intercedendo Graças. Essa atitude de oferecimento foi chamado Capital de Graças. Os oferecimentos destes jovens correspondiam no campo de sua autoeducação. Seus esforços de cada dia serem mais humildes, serviçais, alegres, magnânimos, levar a sério seus estudos e trabalhos diários eram os elementos de oferecimentos.

A capelinha, agora reformada, e sendo utilizado pelos jovens deveria tornar-se um local de manifestação das glórias de Nossa Senhora, especialmente como Mãe e educadora. Ela iria educar estes jovens como Homens Novos, como pedia São Paulo em suas cartas. Esses homens novos tinham o desafio de transformar seus lugares de ações, “construir uma sociedade nova”.

A imagem que hoje conhecemos da de Nossa Senhora como Mãe Rainha foi  pintado pelo artista italiano Luigi Crosio (1835-1915). Ela foi encontrado por um sacerdote palotino, num antiquário no sul da Alemanha. Este sacerdote adquiriu e presenteou o grupo de jovens que tinham selado a Aliança de Amor com Nossa Senhora do dia 18 de outubro. Esta imagem, que causou uma alegre expressão nos rostos dos jovens quando a receberam, entronizaram na capelinha no dia 19 de abril de 1915, recebendo o título de Três Vezes Admirável. Nossa Senhora é: Mãe de Deus, Mãe do Redentor e Mãe dos Redimidos.

Esta devoção cresceu, formando-se uma comunidade ao entorno, chamado Família de Schoenstatt, unindo-se uns aos outros como uma verdadeira família, porque juntos cultivam a mesma devoção, a partir, como fizeram aqueles jovens, da Aliança de Amor com a Mãe Rainha.

Em 1939 ela recebeu desta grande Família de devotos uma coroa, e junto o título de Rainha, pois seria a Mãe de Deus que venceria todas as dificuldades (nazismo, fascismo, comunismo, etc.) que estavam surgindo na Europa, especialmente na Alemanha nesse tempo.

Em 1966, esta grande Família, junto com seu fundador Pe. José Kentenich, renovam a coroação acrescentando mais um título à Mãe Rainha, de Vencedora. Fazendo uma retrospectiva desde o ano de 1914, eles percebem que todas as dificuldades, crises, convulsões sociais, fiéis que demostravam fortemente suas devoções à Mãe Rainha e que foram presos pelos regimes totalitários somente tiveram forças a partir da Aliança de Amor com a Mãe Rainha. Nesses acontecimentos viu-se a mão atuante de Nossa Senhora e com isso o reconhecimento de que com Ela, sempre se vence.

Esta devoção se espalhou mundo afora. O Terço dos Homens desde o primeiro grupo em Jaboatão dos Guararapes, assumiu esta devoção, pois foi através do Movimento da Mãe Rainha, com um Manual com a Mística do Terço dos Homens que se expandiu posteriormente o Terço dos Homens desde o Santuário da Mãe Rainha em Olinda, Pernambuco, através de seus instrumentos Pe. Pontes, Pe. Miguel, coordenadores dos primeiros grupos: Antônio dos Santos, Sr. Medeiros, etc.

Oração do Terço dos Homens

 

Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes

Admirável!

Mãe do Salvador e nossa Mãe!

Com o Terço na mão, peregrinamos com

alegria ao teu Santuário.

Tudo o que somos e temos, te oferecemos

como dons para o Capital de Graças.

Inspira nossos gestos, atitudes e palavras,

e o jeito certo de servir e amar.

Mãe do Rosário, cuida de todas as nossas

necessidades.

A nós, homens do Terço, ajuda-nos

a conduzir nossas famílias no amor a

Cristo e à Igreja.

Acolhe-nos, transforma-nos e envia-nos

como teus missionários. Amém.