Fontes: 

  • Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019 – 2023. CNBB 109.
  • Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia. CNBB 100.
  • Espiritualidade do Terço dos Homens Mãe Rainha – Mov. Apostólico de Schoenstatt.

A Linha do Ano consiste em um conjunto de elementos que contribuem como conteúdo para a orientação do respectivo ano, no contexto da espiritualidade do Terço dos Homens. Contribui para que juntos, caminhemos numa direção. Os conteúdos ajudam na organização de retiros, encontros, vivências, etc. 

“Sem eira, nem beira,” anda divagando quem não tem uma linha!

Mãe Rainha intercede ao Filho para transfigurar minha casa!

1.O lema que norteia o ano de 2023, acentua:

  • Mãe Rainha: Maria, Mãe da Igreja e nossa Mãe. “Mulher, eis aí teu Filho. Filho, eis aí tua Mãe”. (Jo 19,26). A Igreja caminha com Maria, esta mãe que acolhe a todos os filhos, independente de sua situação. Acolhimento por causa do seu incomensurável amor por cada um de nós, assim como tem seu Filho. 

O santo Terço, instrumento que nos une nos nossos grupos, é por excelência dirigido a Maria. Com Maria, Mãe e Rainha percorremos o caminho da fé até seu filho.

  • Intercede: Maria, em função de seu amor por todos os homens e mulheres, comunica a seu Filho nossos anseios, sejam pedidos, agradecimentos, louvores, etc. Ela é a intercessora por excelência. Ela está na casa divina, como uma colaborado no Reino de Deus. Naturalmente Ela é mãe que cuida do filho, mas uma vez que o Filho nos deu Ela por mãe, quando estava na cruz; torna-se nossa mãe espiritual.

Ela já não tem mais um filho mais milhões de filhos, e como mãe sabe cuidar, ouvir, escutar e dá o melhor para nós: Deus.

Os homens do Terço, recorrem com seus corações, cheios de esperança, aos pés de Maria, a cada dia que se reúnem para rezar em Grupo. 

  • Ao seu Filho: Maria não tem poder nenhum por si mesma, Ela tem poder subordinado conforme a missão que Deus lhe pediu e Ela se dispôs a aceitar. Não é Maria que explica o mistério de Cristo, é Cristo que explica o mistério de Maria. 
  • Transfigurar: Esta palavra resgatada da passagem do evangelho Mateus 17ss, retrata a experiência dos apóstolos, Pedro, Tiago e João. Neste acontecimento no alto do Monte Tabor, Jesus revela a eles sua dimensão divina. Esta experiência de Deus transforma os apóstolos. Eles querem ficar por ali, “Aqui é bom estar!” A experiência de Deus traz uma paz interior que faz superar todos e qualquer obstáculo. No entanto, Jesus convida-os a baixar do morro e testemunhar através de seus atos essa paz interior envolvente, sem contar o que viram até o dia da Ressurreição. Nós Homens do Terço, somos convidados a baixar de nossos morros de comodidade e ir implantar novos Grupos do Terço dos Homens Mãe Rainha. Não esmorecer na Missão! Seguir fundando “novas comunidades”, como tocou fazer os apóstolos após Pentecostes.
  • Minha Casa: O tema da casa nos insere na caminhada como Igreja. A Igreja nos orienta a construir essa Casa no documento 100 (Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia) e documento 109 (Diretrizes 2019-2023). Qual é essa Casa? Primeiramente é a Igreja, comunidade onde eu participo, segundo minha casa onde habito, terceiro meu coração que é a casa da habitação do Espírito Santo. Estas Casas tem um grande desafio neste tempo de inseguridade, de angústias, de incertezas. Criar espaço para a Ação de Deus, permitir que o Espírito Santo também sobre nossos projetos, programações, estruturas, etc. A vida humana de cada batizado está sufocada por ideologias que escravizam e limitam a ação do Espírito. Nesse espaço Cristo Tabor, Cristo Ressuscitado, o Cristo da Vida tem que habitar. É o Cristo que entra na casa de Zaqueu. Este permite a entrada do Senhor. Toda uma casa transformada pela presença do Senhor!

2.Desafios para 2023:

  • Convidar e acolher nos nossos Grupos as crianças e os jovens. (Acolhida na Casa)
  • Implantar nossos grupos do THMR. (Missionariedade)
  • Todos os membros no grupo ter em mãos o Manual Oficial do THMR. Juntos aprendemos e ensinamos a orar e rezar o Terço na sua mística. (Unidade na diversidade)
  • Acentuar a Espiritualidade original e Mística do Terço dos Homens Mãe Rainha, tal como foi na sua origem, para não perder a identidade.

3.Quais as áreas que compõem a Linha do Ano?

1 – Diretrizes Gerais da CNBB.

2 – Linha do Ano do Movimento Apostólico de Schoenstatt (Mãe Rainha).

3 – Diretrizes Diocesanas.

4 – Orientações Paroquiais.

4.Abaixo será elencado uma síntese de cada área. 

1 – Diretrizes Gerais da CNBB.

Para o ano de 2019 a 2013 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil emitiu as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023, com o seguinte objetivo geral: EVANGELIZAR o Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude. Veja no documento acima o material completo de reflexão. Alguns elementos a ressaltar:

Nesta Casa habita Maria

Maria nos convida a um olhar sincero e honesto para nossas realidades. Cada vez que olhamos para seu rosto, percebemos que Ela nos olha fixamente, indiferente do ângulo que nós a “espiamos”. Vemos e contemplamos o rosto materno da Mãe de Deus; rosto alegre, terno, mas ao mesmo tempo um rosto que nos olha e olha para a realidade do dia a dia. Quando olhamos, como Maria, para a realidade, encontramos desafios que nos animam a buscar respostas e empreender soluções. 

Nossos Grupos do Terço são Casas
Nossos grupos do Terço dos Homens, são verdadeiros espaços de vida. São verdadeiras casas, espaço de ternura e misericórdia. Ali nos sentimos bem em oração; como irmãos do mesmo Nosso Senhor Jesus Cristo, unidos através de sua Mãe, Maria. Temos um grande desafio de tornar cada vez mais CASAS os nossos grupos, sustentando sobre os quatro pilares: da Palavra, do Pão, da Caridade e da Missão.

Pilares da nossa Casa

Vivemos nossa Fé em comunidade. Ali é onde somos Igreja, ali é nossa CASA. Esta casa está constituída de 4 pilares:

PALAVRA – Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica;
PÃO – Liturgia e espiritualidade;
CARIDADE – Serviço à vida plena;
AÇÃO MISSIONÁRIA – Estado permanente de missão.

A metáfora da casa/comunidade, nos remete à experiência dos primeiros cristãos, narrada nos Atos dos Apóstolos. Casa de portas sempre abertas, seja como lugar de entrada, mas também como lugar de saída; lugar de acolhida, mas também lugar de envio. Imagem da Igreja reunida e, ao mesmo tempo, da “Igreja em saída”, de acordo com a feliz expressão do Papa Francisco na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, publicada em novembro de 2015. A imagem da casa nos oferece um exemplo prático de dinamicidade e vitalidade. Assim devemos ser como Igreja. 

Está casa está rodeada de outras casas, somos a cidade, o espaço urbano onde vivemos uns com os outros e também pelos outros. Quando mais solidários agimos com os outros que se avizinham conosco, mais construímos comunhão em Deus e formamos a cidade querida por Deus. E podemos afirmar o Salmo 47/48 “Deus habita esta cidade”.

Perguntas: 

Como nosso grupo do Terço dos Homens está sendo CASA?

  • PALAVRA: Estamos evangelizando através da Palavra proclamada com unção nos nossos encontros semanais? Estamos convidando outros homens que ainda não participam da Igreja para virem beber desta fonte? Estamos abrindo as portas para que os homens participem dos outros sacramentos na minha comunidade? Estamos convidando as crianças e jovens?
  • PÃO: Estamos zelando para que os nossos encontros semanais sejam espaços de vivências para os homens que veem rezar o Terço? Nos preocupamos de que este momento esteja bem preparado: bom som, boa pronunciação das leituras,  cantos, acolhida dos participantes – mesmo que sejam velhos frequentadores, zelo pela transmissão da mística do Terço dos Homens Mãe Rainha? Estamos fazendo uma ponte do Grupo para os Sacramentos na Igreja?
  • CARIDADE: Estamos se preocupando que nossos encontros semanais seja também um lugar de acolhida e partilha com os irmãos? Estou zelando para que uma vez ao mês, participe toda a família dos homens? Estamos olhando para aquelas pessoas mais necessitadas de nosso bairro?
  • AÇÃO:  Para este ano de 2023: 
  • Convidar e acolher nos nossos Grupos do THMR as crianças e os jovens. (Acolhida na Casa)
  • Implantar nossos grupos do THMR. (Missionariedade)
  • Todos os membros no grupo ter em mãos o Manual Oficial do THMR. Juntos aprendemos e ensinamos a orar e rezar o Terço, na mística do THMR. (Unidade na diversidade)

2 – Linha do Ano do Movimento Apostólico de Schoenstatt (Mãe Rainha). 

O Movimento Apostólico de Schoenstatt está trabalhando neste Triênio (2020-2023) a pessoa de Cristo. Este Cristo do Tabor, é o Cristo Heróico. Seu heroísmo consumou-se na entrega na Cruz e Ressurreição. A flor, a alegria, a realização, etc. somente chega após a sua plenitude depois do sacrifício. A semente tem que passar por um processo de transformação para essa semente produza frutos. Muito das vezes, essas transformações não estamos preparados para passar e queremos enfim, a felicidade. Não compreendemos, como os apóstolos, que para a Ressurreição do Senhor, tinha que passar pela Cruz. No alto do Tabor, Cristo revela esse mistério para os apóstolos. 

Dois símbolos que acompanha neste tempo é a “Lâmpada da Missão” e a Cruz da Unidade. Mais materiais para complementar este conteúdo, ver em www.schoenstatt.org.br, dentro da página no link que diz Brasil Tabor.

3 – Diretrizes Diocesanas.

As Diretrizes Diocesanas, encontram-se no Centro de Pastoral de cada Diocese. Cada uma tem a sua própria. Entre em contato com o Centro de Pastoral da tua respectiva Diocese para adquiri-las.

As Diretrizes Diocesanas buscam orientar e animar o trabalho de evangelização de cada Diocese, sinalando os maiores desafios daquela respectiva realidade. Apresenta ações concretas organizadas para que juntos possam viver como Igreja e responder a necessidades dos respectivos irmãos e irmãs com os quais no dia a dia formam a Igreja, que peregrina.  

4 – Orientações Paroquiais. 

Os grupos do Terço dos Homens Mãe Rainha seu espaço de realização é a Paróquia. Nela oramos, recebemos o alimento dos sacramentos, formamos a família viva que tem uma Casa: a Paróquia.

Quando vamos realizar alguma atividade, seja ela um retiro, atividades pastorais, ou alguma ação social concreta, etc., devo buscar o orientador Espiritual Paroquial (Ver: Manual Oficial Terço dos Homens Mãe Rainha. Pág.22), isto é, meu Pároco ou alguém por ele designado para partilhar e receber orientações para agir integradamente e em sintonia com os acontecimentos da comunidade onde pertence(m) o(s) grupo(s). 

Como documento importante para compreendermos dentro da nossa paróquia, ver livro da CNBB n. 100: Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia (todo o item 6.1)

Pe. Vandemir Jozoé Meister.

Assessor Nacional THMR

01 de novembro de 2021.