O Terço dos Homens tem uma característica muito peculiar, que já está incluso no seu próprio nome. O característico é o essencial. Homem. Deus os criou homem e mulher. cf Gn 2,18-24.

Nos Grupos do Terço é essencial a presença dos homens; no entanto, as mulheres são convidadas a participarem uma vez ao mês. Elas também participam, mas deixando as outras 3 semanas para os homens. Para que não se perca o que é característico (essencial) do Terço dos Homens, a presença masculina.

Quando falamos do homem, estamos falando em relação à mulher, e não em contraposição. Deus criou o homem e a mulher. Neste ato de louvar a Deus Trino através dos atos de piedade mariana congregam-se os homens.  Quem são os homens?

Uma pergunta até irrelevante, mas que na prática tem um grande desafio a ser respondido. Nem todos os homens estão nos grupos. Assim, que os grupos do Terço dos Homens ainda têm um grande desafio missionário; ir em busca do restante desses homens para completar o que é característico desses grupos.

Quem são os homens? No denominador comum respondemos que são as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos e os anciãos.

Mas então, o que está faltando nos grupos do Terço dos Homens?

De trazer para dentro dos Grupos do Terço dos Homens  as crianças, os adolescentes e os jovens.

No evangelho de Mateus 19,14,  Jesus diz: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”. Ele está falando com os adultos. Esses adultos somos nós que frequentamos os Grupos do Terço. Por que estamos impedindo? Por que você que frequenta o grupo está impedindo?

Ao você não convidar, está impedindo. Tem o ditado que diz: “Ninguém vai sem ser convidado.” Jesus, saiu convidando para participar do Reino. Depois muitos seguiram  o exemplo de Jesus de convidar para o Reino. Aprenderam com o Senhor!

Mística do Terço dos Homens Mãe Rainha: “Homens convidam homens para o próximo dia do Terço!

Convide teus filhos pequenos, as crianças na rua, teus netos, os adolescentes e os jovens.

O não já temos, vamos, então, em busca do SIM. O anjo foi em busca da jovem Maria da Galiléia. O não o anjo já tinha, mas ao convidá-la, grata surpresa, recebeu seu FIAT – seu sim.

Escreve o Papa Francisco na Christus Vivit, n.46. “Maria era a donzela de alma grande que exultava de alegria (cf. Lc 1, 47), era a jovenzinha com os olhos iluminados pelo Espírito Santo, que contemplava a vida com fé e guardava tudo no seu coração (cf. Lc 2, 19.51). Não ficava quieta, punha-se continuamente a caminho: quando soube que sua prima precisava d’Ela, não pensou nos próprios projetos, mas «dirigiu-Se à pressa para a montanha» (Lc 1, 39).”

O Papa Francisco várias vezes insiste: “Todos os jovens, sem exclusão, estão no coração de Deus e, portanto, no coração da Igreja” (CV, n. 235). Os jovens ajudam a Igreja a permanecer sempre jovem, a contribuir para sua autêntica reforma, tornando-a mais convertida e participativa, mais atenta aos sinais dos tempos e aos apelos do Reino.

O desafio atual da sinodalidade é a inclusão dos jovens, adolescentes e das crianças. Tornar nossos grupos com a vitalidade juvenil e participativa, dinamicidade da vida e aberto para o novo.

Muitos grupos têm o lindo testemunho da participação das crianças e dos jovens. Eles dão esse dinamismo de esperança e vida.

Padre Vandemir J. Meister

Assessor Nacional do Terço dos Homens Mãe Rainha.