Meu nome é Sérgio de Souza Meira, na foto acima o segundo da direita para a esquerda, pertenço à comunidade Sagrado Coração de Jesus, Paróquia Nossa Senhora das Dores na cidade de Araucária, diocese de São José dos Pinhais PR. Quero partilhar minha experiência junto ao Terço dos Homens Mãe Rainha, especialmente neste tempo de Pandemia, que por incrível que pareça, aumentou os grupos.

Meu compromisso com o Terço dos Homens começou no mês de janeiro de 2017, quando viajei para a cidade de Coração de Jesus, no estado de Minas Gerais.  Durante esta minha viagem de visita a familiares fui convidado pelo tio da minha esposa, a acompanha-lo ao terço dos homens, do qual ele participava.  Eu na época atuava como ministro da eucaristia em minha comunidade, aceitei o convite e o acompanhei ao terço que acontecera naquele dia, na capela Sagrada Família, cidade de Coração de Jesus MG.

Fui apresentado ao coordenador daquele grupo, e o mesmo me convidou para fazer naquele dia a reflexão do evangelho, pois fui apresentado também como ministro da Eucaristia.  Saí de lá maravilhado, e ao retornar para a casa dos parentes de minha esposa, ficava lembrando daquele terço, e aquele momento parece que tomou conta de mim e não saia da minha cabeça, sentia que era algo especial, o qual não sei explicar com palavras.

Porém ao findarmos nossa viagem, quando retornamos, disse a minha esposa que gostaria de iniciar o Terço dos Homens em nossa comunidade. Ela de imediato me incentivou, mas claro também surgiu uma dúvida…  Será ??? Será que os homens de minha comunidade vão aceitar e comprar esta ideia?  Aquela dúvida pairava em meu pensamento, mas por outro lado, era grande a vontade de estar ali na nossa comunidade rezando o terço com os demais homens, e assim o fiz.

Convidei alguns amigos, e iniciamos um trabalho de divulgação, em todas as missas e celebrações. E foi nestas divulgações que fiquei sabendo que em uma outra comunidade também pertencente à minha paróquia já existia o Terço dos Homens, esta notícia me animou, e motivou ainda mais, pois sabia que já não estava mais sozinho, já haviam outros homens que rezavam o terço em minha paróquia.

Foi então que no dia 21/04/2017, uma sexta feira, eu, juntamente com mais alguns amigos, sendo eles: José Schon, Francisco Figura e Vilson Gonçalves começamos a reza do terço em nossa comunidade.  No início, foi difícil, mas aos poucos outros homens foram se achegando e vindo participar com a gente. Quando completou até um ano de caminhada, resolvemos então fazer uma confraternização para comemorar esta data e convidamos o outro grupo que já existia na comunidade vizinha, e para nossa surpresa, descobrimos que o grupo deles também estava de aniversário, coincidência ou não, fora fundado na mesma data, porém um ano antes.

E assim fomos caminhando, trocando experiências e buscando conhecer novos grupos em novas paróquias, e através desses aprendizados, troca de experiências. Fomos ganhando espaço na nossa paróquia e começamos a divulgar o Terço dos Homens nas outras comunidades, levando sempre nosso amor e devoção por Nossa Senhora, Mãe Rainha.   E assim o tempo foi passando, e quando já estávamos com 2 anos de caminhada, recebemos a graça de poder participar da 10º Romaria Nacional do Terço dos Homens na cidade de Aparecida SP.

Com muita fé, oração e amor a Nossa Senhora, fomos aos poucos deixando a nossa marca, de modo a divulgar frequentemente o Terço dos Homens Mãe Rainha nas demais comunidades da paróquia, sendo a partir daí aceitos pelos homens. A partir daí, formamos uma coordenação paroquial e divulgando ainda mais o Terço dos Homens, agora também com maior força, apoio e incentivo por parte de nosso pároco e vigário.

Nossa paróquia conta a Matriz e 11 comunidades. Hoje podemos dizer com orgulho, que já são 8 grupos do terço dos homens em nossa paróquia, sendo o último implantado no dia 06/12/2021 na comunidade São José, e mais um em fase de implantação, com data para início em 15/12/2021, na comunidade São Sebastião.  Não temos a certeza de um percentual, mas acreditamos que com estes 8 grupos existentes e mais este que vai iniciar no dia 15/09/2021, nós já atingimos cerca de 75% de nossa paróquia, e lembrando sempre que tudo começou com aquele singelo convite, feito lá atrás em 2017. Hoje caminhamos para a formação da Coordenação Diocesana e também para a realização do nosso grande encontro a realizar se em maio de 2022, com a presença do nosso Assessor Nacional Pe. Vandemir J. Meister.

Por isso sempre em nossos terços pedimos aos homens que sempre em suas orações, e nas orações do nosso grupo, façamos um pedido a Nossa Senhora, para que ela interceda junto a seu filho Jesus, em favor do crescimento dos nossos grupos… E que também nunca nos esqueçamos de agradecer, as graças já recebidas nestes tempos de caminhada, seguindo sempre os ensinamentos de Jesus Cristo, através do seu Santo Evangelho.