Pela primeira vez, entraremos em rede internacional para rezar o Terço de Nossa Senhora
com pessoas de várias partes do globo terrestre.
Associados a um movimento que vai crescendo a cada dia, que é a meditação dos Mistérios de Cristo através da oração do Rosário, o Terço dos Homens do Brasil se une neste dia 6 de maio, primeiro Sábado do Mês de Maria, a homens de cerca de 46 países para tal prática religiosa.

O Rosário Mundial tem origem em países do Leste Europeu, recordando inclusive experiências presentes no correr da história da Igreja, de épocas marcadas por perigos como guerras ou ameaças à fé. A Igreja reza o Rosário há mais de 800 anos, desde as iniciativas de São Domingos de Gusmão, no século XIII, que melhor organizou tal prática já existente.

Passando por épocas conflitivas como a expansão mulçumana na Idade Média ou o surgimento do protestantismo no século XVI ou a Revolução Francesa, no século XVIII, além de outros desafios históricos, o povo e o clero, os Papas e os Monges, as famílias e os fiéis individualmente nunca deixaram de rezar o Terço, recorrendo à proteção materna da Mãe do Senhor, procurando se unir cada vez mais a Cristo pela contemplação de seus mistérios, sejam da infância, da paixão e morte, da ressurreição e do nascimento da Igreja a partir de Pentecostes.

Na atualidade, o Papa São João Paulo II, no ano de 2002, acrescentou à meditação os Mistérios da Luz, com cinco aspectos da vida pública de Jesus. O Papa Bento XVI, por sua vez, escreveu sabiamente sobre o Rosário e incentivou sua prática. Já o Papa Francisco reza o Terço todos os dias, traz o Terço em seu bolso cotidianamente e tem insistido que todos o rezemos com fé e confiança.

Grupos de homens têm surgido no caminhar da história para rezar esta bela, simples e profunda oração bíblica em várias partes do mundo, com nomes diferentes, mas sempre com a mesma expressão oracional e mística. No Brasil, tal prática tem se desenvolvido nos últimos anos com o título Terço dos Homens, com expressões múltiplas, incluindo a ampla divulgação do Movimento de Schoenstatt, Mãe Rainha Três Vezes Admirável, além de outras experiências, como as iniciativas de Frei Peregrino, em 1936, na cidade de Itabi-SE.

A partir de 2008, tiveram início as Romarias do Terço dos Homens ao Santuário Nacional de Aparecida, tendo a primeira versão reunido cerca de 600 homens, chegando ao corrente ano de 2023 com mais de 70 mil. No próximo ano de 2024, a Romaria do Terço dos Homens a Aparecida será nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro e certamente ultrapassará a cifra de cem mil. O vivo incentivo dos Padres e Irmãos Redentoristas tem sido exemplar e importante para que esta prática oracional da Igreja cresça de forma tão extraordinária no Brasil.

Em 2010, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nomeou-me Bispo Referencial para o Terço dos Homens no Brasil e venho acompanhando este maravilhoso movimento, com visitas e incentivos de toda forma por este Brasil afora. Hoje em dia, praticamente em todas as Dioceses brasileiras há grupos do Terço dos Homens agregando milhares de paróquias e comunidades.

Nos próximos dias 5, 6 e 7 de maio, estarei presente no Santuário do Bom Jesus da Lapa, na Bahia, para ampla concentração dos Homens do Terço, ou Tercistas, como também são chamados. Pela primeira vez faremos a extraordinária experiência de rezar em união com o movimento Rosário Mundial, com a presença de mais de 46 países onde homens e mulheres estarão, cada qual em sua língua, rezando o Terço ou no mesmo horário ou em horários diferentes, conforme o fuso horário local.

De minha parte, terei a grande satisfação de presidir esse Terço Internacional a partir do Santuário do Bom Jesus da Lapa, e convido a todos para estarem sintonizados conosco neste sábado, 6 de maio, às 14 horas, através do canal do YouTube do referido Santuário baiano.
Deus seja sempre adorado, de seu Filho Jesus o evangelho propagado e sua Mãe sempre louvada.

Dom Gil Antônio Moreira
Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora
Referencial da CNBB para o Terço dos Homens no Brasil