Desde o início, na década de 90, usou-se e usa atualmente a palavra “implantar o Grupo do Terço dos Homens.”

Grupos do Terço dos Homens surgem espontaneamente por todo o Brasil. Iniciou no Nordeste na década de 90, expandindo-se Brasil afora. Vários se reúnem para rezar de maneira particular nas comunidades, e também desejam unir-se a um círculo maior e assumir uma identidade nacional. É isso o que ocorre com o Terço dos 

Homens Mãe Rainha, que foi o pioneiro e deu origem a todo esse apostolado no país.

Os grupos do Terço dos Homens Mãe Rainha estão também vinculados ao Movimento Apostólico de Schoenstatt, fazem parte de uma estrutura organizada, com coordenações paroquiais, setoriais/decanais, diocesanas, regionais e nacional.

E fazer parte desse grupo é bem simples, basta seguir alguns passos:

Como iniciar um novo grupo?

1º) Reunir alguns homens interessados em começar com o Terço
Convidar  um grupo de homens  e com eles assumir a iniciativa de  iniciar um grupo. Também incluir crianças, adolescentes e jovens.

2º) Pedir a autorização do pároco
A fundação de novos grupos do THMR, a nível paroquial, e ou capelas, é feita com a licença do pároco do lugar. Ele é responsável e tem a visão geral da comunidade e é responsável por ela diante do bispo diocesano.

3º) Marcar um dia e horário fixo para a oração
É importante ter uma regularidade na oração do Terço, com data e horário marcado, e sempre fixa semanalmente. Horário que contemple também aqueles pais de famílias que trabalham durante o dia. O coordenador, em conversação com os demais participantes do grupo, buscam um horário apropriado para que, inclusive os pais de famílias que trabalham todo o dia, possam participar. Importante de conversar também com o pároco, para não coincidir com alguma celebração fixa na paróquia ou comunidade.

O convidar comunitariamente os homens para participar semanalmente do grupo. Mesmo depois de começado o grupo, este convite de homem convida homem para o Grupo, é uma ação contínua.

4º) Alinhar-se com os Grupos do Terço dos Homens Mãe Rainha, adquirindo o “Manual Oficial Terço Mãe Rainha”

No referido Manual Oficial você encontrará os passos da Mística do Terço dos Homens. O livro tem se mostrado fecundo e ungido pelo Espírito Santo

. Encontra-se na Secretaria Nacional. Acesse via este site ou whatts (81) 99842-1119 ou (11) 98773-3618

Este Manual é como um livrinho catequético, pois todos os homens acabam aprendendo as orações e aprender também a rezar e contemplar o Terço. Assim se forma novas lideranças para implantar novos Grupos em comunidade que ainda não tem.

5º) Eleger uma coordenação
No início, o responsável pela fundação do novo grupo acompanhará esse trabalho por um tempo, até que se tenha condições de escolher uma coordenação. Quando o grupo já estiver mais estruturado, é importante definir a Coordenação do Grupo. Ver detalhes no Manual Oficial (pág. 21).

6º) Elaboração da camiseta do Grupo
Cada grupo faz a camiseta onde quiser. A Secretaria Nacional oferece algumas orientações sobre qual imagem utilizar e quais elementos são importantes. Veja o passo a passo clicando  LINK

7º) Fazer o cadastro
Um passo importante para fazer parte do Terço dos Homens Mãe Rainha é registrar o novo grupo na Secretaria Nacional. Para isso, basta preencher o formulário pelo site: tercodoshomens.org.br

8º) Imagem Oficial do Terço dos Homens Mãe Rainha
Com algum tempo de caminhada os grupos solicitam a Imagem Oficial do Terço dos Homens Mãe Rainha, na Secretaria Nacional, pois ela possui uma placa de identificação e cadastro. É possível adquirir através dos endereços de e-mail contidos no Manual Oficial (pág. 104), ou nos whatts (81) 99842-1119 ou (11) 98773-3618.