Saiba mais sobre os padres do Movimento Schoenstatt

A constituição da nova “Pars Motrix et Centralis – Parte Motriz e Central” da Obra de Schoenstatt foi levada a efeito em julho de 1965. Os Padres de Schoenstatt regem-se por Estatutos já aprovados pela Santa Sé. Todo candidato aceito ficará sob responsabilidade educativa e econômica do Instituto. O ingresso é feito por uma consagração-contrato que obriga à fidelidade tanto o Instituto, como o membro.

O Instituto dirige-se pelos ideais de Schoenstatt, por sua ascese e pedagogia. Com relação a São Vicente Pallotti, o Instituto mantém em primeiro lugar aquela relação, nascida do Ato Complementar realizado pelo Pe. José Kentenich em 1916, em razão do qual todo schoenstatiano aceita a pessoa, o carisma e a idéia original de São Vicente: A Confederação Apostólica Universal. Segundo o desejo expresso do Pe. Kentenich, toda a Família de Schoenstatt vê nisso uma grande fonte de graças. Como Instituto, os Padres de Schoenstatt guardam uma responsabilidade histórica especial perante São Vicente Pallotti.

Por desejo expresso do Fundador, os Padres de Schoenstatt manterão por um tempo um só Noviciado e um só Seminário Maior, a fim de conseguir uma forte unidade no campo da educação e no desempenho de sua tarefa. Ambos funcionam atualmente na Alemanha.

‘Essa estrutura da Obra de Schoenstatt e a posição dos Padres de Schoenstatt dentro dela obrigam-nos a cultivar um alto grau de espírito natural-sobrenatural genuinamente schoenstatiano. E esse cultivo exige, por sua vez, que a maioria dos Padres viva em comunidade de teto e mesa. Dada sua função, os Padres de Schoenstatt normalmente estão lá onde outras Comunidades schoenstatianas se encontram.

Hoje, a Família dos Padres de Schoenstatt encontra-se espalhada pela Alemanha, Suíça, Portugal, Espanha, Chile, Brasil, Argentina, Equador, Estados Unidos, África do Sul, Austrália, Burundi, na África, Paraguai, e outros lugares mais. Em fins de 1977, o Instituto contava com 160 padres, 26 estudantes de filosofia e teologia e 48 noviços.

Os Padres de Schoenstatt do Brasil possuem sua sede principal em Jaraguá, São Paulo, Capital, junto ao histórico Pico de Jaraguá.’